FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cooperativismo

Cooperativismo

10.11.2014


Mulheres Empreendedoras fabricam pães para entidades

Parceria com cooperativa de Afonso Cláudio garante renda para o grupo de Vila Pontões, que é coordenado pela Pronova

 

 

 

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

Pães de sabores diversos geram os primeiros negócios para as Mulheres Empreendedoras de Vila Pontões, em Afonso Cláudio, Região Serrana do Estado. Coordenado pela Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo- Pronova, o grupo firmou parceria com a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Afonso Cláudio- Cacaf, que distribui a produção entre as entidades sociais do município.

O contrato com as empreendedoras atende ao Plano de Aquisição de Alimentos- PAA, do Conselho Nacional de Abastecimento- Conab. A Cacaf elaborou o projeto para participar do programa nacional.

Fotos: Divulgação

Os pães vão para a mesa do Hospital São Vicente de Paulo, a Casa do Menino e o asilo “Ninho de Amor” junto com outros produtos da agricultura familiar do município de Afonso Cláudio.

As receitas incluem abóbora, batata, aipim e cenoura. Os alimentos são colhidos na horta das participantes do grupo. A maior parte da matéria-prima vem em forma de doação, e a outra é comprada com agricultores da região.

De acordo com Josane de Souza Lima Bissoli, da comissão das Mulheres Empreendedoras, as receitas foram aprendidas em cursos promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar/ES.

As mulheres fabricam 78 quilos de pães a cada 15 dias, no galpão da Igreja Católica de Vila Pontões. E logo os moradores da comunidade souberam da novidade e passaram a ser fregueses assíduos do grupo.

Em média, são feitos 156 pães de meio-quilo, mas um dia as mulheres chegaram a fazer 400 para atender a nova demanda. “A comunidade passou a ser nossa cliente também. Sempre vendemos de quarenta a cinquenta pães além da quantia prevista no contrato com a Cacaf. Foi uma novidade para nós”, diz Josane animada.

Ainda segundo Josane, a renda com a venda dos pães será revertida na adequação do espaço provisório da igreja para melhorar a produção.

Além da contribuição ao grupo, as mulheres de Vila Pontões aproveitam as oportunidades do PAA no município para fornecer fubá, feijão e hortaliças para a cesta entregue às entidades e, desse modo, garantir uma renda extra.

Município assume compromisso para garantir sede

A Prefeitura de Afonso Cláudio se comprometeu a garantir uma sede para o Grupo de Mulheres Empreendedoras de Vila Pontões. A área sondada é a atual sede do Posto de Saúde do Distrito, que depende da inauguração do novo espaço para realizar a mudança.

O imóvel está localizado na área central da localidade e vai permitir às mulheres se reunirem e utilizarem o espaço para a fabricação e venda de pães e outros produtos artesanais.

A previsão da Prefeitura é que o espaço seja cedido em regime de comodato a partir de 2015. 

Pioneirismo

Maria, Etelvina, Josane, Imaculada, Terezinha... Esses e outros 17 nomes se tornaram conhecidos após dois anos de atividades do Grupo de Mulheres Empreendedoras de Vila Pontões.

Em 2014, a Pronova assumiu o programa de formação de lideranças femininas na comunidade por considerar a importância desse movimento para a manutenção das mulheres no meio rural com qualidade de vida.

A colheita do café demanda ainda a maior parte do tempo das mulheres, mas esse quadro está mudando com o envolvimento delas na fabricação de produtos artesanais no contraturno da colheita.

A Pronova começou esse trabalho junto às esposas e filhas de cooperados, visando aumentar a participação das mulheres na cooperativa e também na gestão das suas propriedades além de fomentar o empreendedorismo feminino.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.