FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Meio Ambiente

Meio Ambiente

01.12.2015


Diante da seca, Venda Nova lança programa de incentivo à conservação da água

Os focos são o incentivo à recuperação de nascentes e a implantação de barragens

 

 

 

O longo período de estiagem pelo qual passa o  Espírito Santo afetou também o município de Venda Nova do Imigrante e seu sistema de abastecimento público. O volume de água disponível para captação no rio São João de Viçosa tem diminuído e apresentado reduções drásticas de vazão. Não só na cidade, mas também na zona rural, as nascentes têm demonstrado cada vez mais redução na quantidade de água, o que interfere na vazão dos córregos e compromete, além do abastecimento das residências, os mais diversos usos da água na agricultura e todo ecossistema dependente dos meios aquáticos.

 

Diante dessa realidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou na noite da sexta-feira (27/11), durante o Concurso de Café de Qualidade, o Programa Municipal de Incentivo à Conservação de Água. O programa tem o objetivo de fomentar a adoção de práticas de recuperação e conservação dos recursos hídricos e de armazenamento de água nas propriedades rurais. Os focos são o incentivo à recuperação de nascentes e a implantação de barragens.

 

O princípio básico para conservação ou recuperação de uma nascente é a criação de condições favoráveis no solo para que a água de uma chuva possa infiltrar ao máximo e abastecer o lençol freático. Para tanto, o município disponibilizará 20 mil mudas nativas da Mata Atlântica para o reflorestamento de nascentes e córregos e máquinas para abertura de caixas secas.

 

Para incentivar a preservação de água nas propriedades rurais por meio da implantação de barragens, serão oferecidas 15 horas/máquina gratuitamente e o custeio de 50 % do valor do serviço técnico para obtenção de autorização junto ao Idaf para construção da barragem.

 

Os interessados em participar do programa deverão realizar um cadastro na Secretaria de Meio Ambiente durante o mês de dezembro. Mais informações por meio do telefone (28) 3546-3662.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.