FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Gastronomia

Gastronomia

26.06.2017


Pedra Azul terá encontro com vinícolas chilenas

Evento acontece no próximo dia 30 e terá menu degustação harmonizado com seis rótulos das vinícolas

 

 

 

Toda a qualidade e a sofisticação de um vinho biodinâmico poderão ser apreciadas durante um encontro especial que o Restaurante Quinta dos Manacás, localizado em São José do Alto Viçosa, na região de Pedra Azul, realiza, no próximo dia 30, sexta-feira, a partir das 13h. Quatro vinícolas chilenas trarão seis rótulos de seus vinhos mais especiais para o menu degustação de quatro pratos, especialmente criados para o evento, assinado pelo chef Duaine Clements.

 

O evento iniciará com o coquetel especial, com canapés e entradas da casa, e terá uma apresentação dos enólogos de cada vinícola, para explicar mais sobre os princípios biodinâmicos, desenvolvidos pelo cientista e filósofo croata Rudolf Steiner, onde a agricultura e a propriedade agrícola devem ser vistas como um sistema vivo, que precisa estar sempre em equilíbrio. O serviço será feito pelo sommelier chileno radicado no Espírito Santo, Boris Acevedo Valderas.

 

Em seguida, haverá um menu degustação de quatro pratos assinados pelo chef Duaine Clements, abrindo com o vinho Catrala Gewurtztraminer, harmonizado com Canapés do Jardim, seguido do Catrala Chardonnay harmonizado com truta regional, batata roxa ao molho grenobloise. Em seguida, será a vez do vinho Antiyal Carménère, harmonizado com tortelli de leitão e ameixa defumada e por fim, os vinhos Tipaume e Rucahue Tierra Roja com entrecôte de angus grelhado. O encerramento do evento será com uma degustação de queijos especiais.

 

“Este será um evento diferenciado e muito especial para os amantes do vinho, pois eles poderão conhecer cada uma das vinícolas que terão seus rótulos harmonizando com os pratos que serão servidos. Os enólogos e donos das vinícolas Antiyal, Tipaume, Catrala e Rucahue apresentarão os rótulos que serão degustados com os pratos da casa e falarão um pouco sobre cada vinícola. Será um intercâmbio cultural muito especial, pois envolve o que há de melhor da gastronomia”, disse o gerente da Quinta dos Manacás, Gustavo Vervloet.

 

Por ser um evento bastante especial, estarão abertas apenas 50 vagas para quem quiser participar. Os interessados podem fazer sua reserva pelos telefones (27) 9-9960-3440 ou (28) 9-9965-9266. O valor do menu degustação de quatro etapas, com a presença de enólogos e harmonização com seus rótulos de vinhos chilenos, será de R$ 220,00 por pessoa.

 

 

Sobre a biodinâmica

Criada pelo cientista e filósofo croata Rudolf Steiner, a biodinâmica vê a agricultura e a propriedade agrícola como um sistema vivo, que precisa estar sempre em equilíbrio. Para tanto, é necessário utilizar métodos agrícolas naturais, considerando até mesmo os ciclos lunares e energias da natureza.

 

Na produção de um vinho biodinâmico, por exemplo, o cultivo das castas de uvas não envolve fertilizantes ou compostos sintéticos, mas sim produtos orgânicos para equilibrar o solo e as videiras. Os produtores também fazem uso de outros métodos, como chás para equilibrar carências minerais de solos, plantações de rosas entre as videiras para controle de pragas, além de realizar a colheita das uvas e o engarrafamento do vinho de acordo com as fases da lua.

 

Esses e outros métodos utilizados na fabricação do vinho biodinâmico prezam pelo natural em detrimento do artificial. Por isso, esse tipo de vinho é tido como mais saudável e de melhor qualidade. A eliminação de produtos sintéticos no cultivo das uvas também resulta em bebidas com sabores e aromas mais acentuados. Por isso, o vinho biodinâmico pode ser considerado a expressão máxima de um terroir, já que a interferência do homem é mínima.

 

Saiba mais

Menu degustação com vinícolas chilenas

Local: Restaurante Quinta dos Manacás (São José do Alto Viçosa, sem número, Venda Nova do Imigrante)

Data: 30/06 (sexta-feira)

Horário: a partir das 13h

Sobre: menu degustação de quatro pratos assinados pelo chef Duaine Clements, começando com coquetel, seguido de palestra com enólogos. O primeiro vinho a servir será o Catrala Gewurtztraminer, harmonizado com Canapés do Jardim, seguido do Catrala Chardonnay harmonizado com truta regional, batata roxa ao molho grenobloise. Em seguida, será a vez do vinho Antiyal Carménère, harmonizado com tortelli de leitão e ameixa defumada e por fim, os vinhos Tipaume e Rucahue Tierra Roja com entrecôte de angus grelhado. Encerramento com degustação de queijos especiais.

Valor: R$ 220,00 por pessoa

Contato: (27) 9-9960-3440 ou (28) 9-9965-9266

Reservas: 50 pessoas

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.