Home Notícias FESTA DA POLENTA 2019
28.05.2019
Ainda dá tempo de as belas de Venda Nova do Imigrante se candidatarem ao posto de Rainha da Festa da Polenta 2019. As inscrições estarão abertas até o dia 6 de junho e devem ser feitas na Associação Festa da Polenta (Afepol). Para participar é preciso ter idade entre 18 e 25 anos. O desfile das representantes da cultura italiana de Venda Nova acontece no dia 4 de outubro, após a abertura oficial da festa.
A Festa da Polenta já é uma atração em si. Mas todos os anos, artistas do cenários nacional incrementam ainda mais os festejos. O primeiro final de semana da festa contará com a dupla Henrique e Juliano. Eles se apresentarão no Polentão no sábado, dia 5 de outubro. No dia 12 de outubro, no segundo fim de semana da festa, a atração principal fica por conta de Gustavo Mioto.
A Festa da Polenta será realizada no período de 4 a 13 de outubro; no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão. Além dos shows nacionais, moradores e turistas podem se divertir com desfiles, apresentações de danças, músicas típicas e muita, muita comida gostosa.
O auge da festa acontece com o tombo da polenta. Desde o ano de 2004 o momento em que um panelão gigante entorna mais de uma tonelada da iguaria se tornou a grande atração da festa.
Para preparar 1.200 quilos de polenta, 400 quilos de fubá e muita água vão para o panelão. Com capacidade de 1.390 litros, foi fabricado em aço fundido pela Companhia Siderúrgica de Tubarão- CST, em Vitória. Um engenheiro mecânico de Venda Nova doou o projeto da peça, que tem 1,60 metros de diâmetro e 1 metro de altura. O panelão é uma réplica perfeita das panelas usadas nas cozinhas das nonnas e nas casas onde as famílias ainda mantêm o costume.
Para comportá-la, um fogão de tijolos foi construído no local da festa. Ali, a polenta fica quase cinco horas cozinhando na presença do público. Graças a um mecanismo com correntes resistentes, roldanas e manivelas, o panelão pode virar 90 graus e entornar a polenta em um tabuleiro grande. Tudo ao som de “La Bella Polenta”, o hino da festa.
A polenta do tombo vai para a cozinha e é servida para o público da festa. Foi essa mesma receita de polenta, hoje uma grande estrela da gastronomia local, que alimentou os colonizadores italianos nos primeiros anos em terras capixabas.
Foto de capa: Afepol
(28) 3546-3068
radiofmz@radiofmz.com.br
Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)
© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.