FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

11.11.2019


Projeto incentiva a redução do consumo de sacolas plásticas em Venda Nova

A iniciativa é da turma D21 e do professor Léo Pichara do Ifes Venda Nova

 

 

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

Com o objetivo de fomentar a sustentabilidade, bem como as boas práticas e cuidado com o Meio Ambiente, a turma D21 e o professor Leonardo Pichara, do Ifes de Venda Nova, idealizaram e colocaram em prática o projeto “Venda Nova Plástico Zero”. Eles estão percorrendo o comércio, conseguiram colaboradores e já alcançam os primeiros resultados.

 

A aluna Júlia Delai explicou que a ideia surgiu na sala de aula, visando à conscientização de toda a cidade de Venda Nova. “A criação do projeto iniciou dentro das nossas aulas de inglês em que estávamos com o tema ecologia. Conversamos sobre o assunto; tivemos a visita do vereador Tiago Altoé, que veio conversar um pouco sobre o Meio Ambiente e Ecologia dentro da nossa cidade, também assistimos documentários sobre a situação mundial em relação ao lixo. A partir daí nossas ideias foram surgindo até a criação efetiva do projeto”, explicou Júlia.

 

Colega de Júlia, o estudante Edgar Busato, acrescentou que uma das primeiras ações foi ir até a secretaria municipal de Meio Ambiente, compartilhar a ideia do projeto e conseguir apoio. Prontamente, os alunos conseguiram apoio municipal e iniciaram a distribuição de cartazes informativos, iniciando a conscientização da cidade.

 

“Visitamos algumas farmácias da cidade, levando o cartaz e pedindo apoio. Nossa intenção é conscientizar para que eles peçam se o cliente precisa ou não da sacola plástica. Muitas vezes vamos à farmácia, compramos uma cartela de comprimidos; os vendedores colocam em uma embalagem de papel, dentro de outra sacola plástica. Vimos que existia o uso de muitas sacolas sem necessidade, por isso realizamos essa primeira parada nas farmácias”, detalhou Edgar.

 

O planejamento da turma é visitar também padarias, supermercados e a feira livre. Ainda de acordo com Edgar, o próximo passo é distribuir sacolas de tecido (ecobags) para que essas sejam usadas no dia a dia, levando assim a substituição, gradativa, das sacolas de plásticos durante as compras. O projeto aproveita para pedir o apoio de empresas para as sacolas de tecido a serem confeccionadas, atrelando assim sua marca e nome à campanha Venda Nova Plástico Zero.

 

Redes Sociais

A estratégia do projeto é promover a conscientização sem atualização de papeis ou panfletos. Uma quantidade mínima de cartazes foi impressa. A maior parte do trabalho da divulgação está sendo o “boca a boca e também pelas redes sociais.

“No nosso perfil no Instagran, @vendanovaplasticozero, as pessoas podem seguir e acompanhar nossos passos. Postamos fotos com nossos colaboradores, aqui em Venda Nova, com os restaurantes que já apoiaram o projeto. Eles não estão utilizando mais as sacolinhas de plástico para embalar os talherese passaram a fazer isso com um guardanapo. No perfil, também vários depoimentos de pessoas fora do Ifes que estão apoiando o projeto”, explicou a aluno Angela Mieis.

 

Sorteios

Segundo o aluno Gabriel Guisso, o perfil do projeto também conta com informações e sorteios. “Nosso instagran conta com as informações sobre o horário da coleta seletiva na cidade e de como tratar seu lixo em casa, separação e como fazer para os resíduos serem reciclados. Além disso, estamos realizar sorteios de ecobags para as pessoas”, detalhou Gabriel. Acessando o perfil do projeto, é possível ficar por dentro das datas e regras para participar dos sorteios.

 

Agradecimento

Júlia Delai agradece a todos os apoiadores do projeto e pede a adesão de todo o município. “Em nome da turma D21, queremos agradecer ao professor Leo Pichara. Agradecer também a todas as pessoas que já adotaram o projeto, as que estão ajudando na divulgação e colaborando. A gente pede uma adesão da cidade como um todo para conseguirmos tornar Venda Nova uma cidade mais limpa e mais consciente do seu lixo”.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.