FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

06.01.2020


Tradição do Panevin é celebrada em Venda Nova do Imigrante

 

 

 

 

Herdada dos imigrantes italianos, a tradição do Panevin (pão e vinho) se mantém viva em Venda Nova do Imigrante. A celebração que ocorre na véspera da Epifania do Senhor (de acordo com o calendário litúrgico católico) encerra as comemorações do Natal. O momento é composto por orações, hinos religiosos, superstições e confraternização entre famílias.

 

Nesse fim de semana, duas celebrações do Panevin foram realizadas na cidade. No sábado (4), o momento ocorreu na área de lazer Vicente Falchetto, em Lavrinhas; e no domingo (5), foi a vez da tradição se repetir no campo de bocha do Sr. Ambrósio Falchetto, em Bananeiras.  

 

Nas duas celebrações, foi rezado o terço acompanhado de cânticos em dialeto e ladainha de Nossa Senhora em Latim. Após as orações, uma grande fogueira foi benzida com água benta e acesa, representando a luz que guiou os Reis Magos até Belém. A tradição diz que o lado, para onde a fumaça sopra, anuncia se o ano será de fartura ou de escassez e muito trabalho. De acordo com o pressagio da fogueira, o ano de 2020 será de fartura e boas colheitas.

 

Na Itália, a festa do Panevin era celebrada em todas as vilas, mas com o advento da urbanização, a tradição está, atualmente, restrita a área trevisana, onde é mantido com vigor não só esse costume, mas também uma série complexa de usos e crenças ligados a tal celebração.

 

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.