FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

16.01.2020


Museu particular em Venda Nova guarda histórias do Brasil

O idealizador do espaço, Antônio Canal, começou a coleção das peças que compõem o acervo aos oito anos de idade

 

 

 

 

Quem gosta das histórias da região, do Estado e do Brasil, não pode deixar de visitar o museu particular do senhor Antônio Canal, 83 anos, que fica na rua João Minete, no centro de Venda Nova do Imigrante. São milhares de objetos históricos expostos no museu. Ele começou sua coleção aos oito anos de idade e não parou mais.

 

Apaixonado por relógios, Antônio possui inúmeros modelos, assim como as dezenas de concertinas. Dentre os objetos prediletos do colecionador, está um modelo de relógio de bolso considerado o maior do tipo no Mundo. A peça foi adquirida em Portugual.

 

Várias ferramentas usadas pelos imigrantes durante a abertura da estrada que hoje é a BR 262 também estão em exposição. Há objetos raros, que vieram da Itália, além de moedas e cédulas antigas do Brasil e de outros países.

 

Do militarismo, quando foi guarda presidencial entre os anos de 1955 e 1956, além de muita história para contar, Antônio Canal trouxe na bagagem as fardas usadas por ele, uma espada dos Dragões da Independência, dos quais também fez parte, fotos e documentos da época.

 

Quem visita o museu, além de apreciar os objetos, também é premiado com as histórias do sempre alegre Antônio. Ele relembra fatos que marcaram sua vida de tropeirismo e de quando foi segurança dos presidentes João Café Filho e Juscelino Kubitschek.

 

Para visitação ao museu, basta procura o Sr. Antônio no Hotel Canal, no centro de Venda Nova.

 

 

Com informações do jornal O Noticiário / Fotos: Edézio Peterle.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.