FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

11.03.2020


Cineclube vai exibir filmes e promover debates em Venda Nova do Imigrante

A sessão será gratuita. O projeto estreia no dia 21 de março, na Casa da Cultura

 

 

 

 

Em sua primeira edição, o Cineclube REPRISE surgiu do projeto REPRISE Interferências Culturais, uma iniciativa que já está na sua 5ª edição e vem reunindo cada vez mais participantes, na cidade de Venda Nova do Imigrante. A sessão de estreia será no dia 21 de março (sábado), às 18h30 horas, na Casa da Cultura.

 

Dentre todas as atividades do REPRISE, a exibição de um filme de curta metragem é sempre o ponto alto de cada encontro. Há interação do público e um pequeno debate, após a exibição. Entretanto, sentiu-se falta de exibir um filme de longa metragem, com mais tempo, mais informação e mais questões para debate. Para tanto, seria preciso de um dia exclusivamente para esta atividade. Pensando nisso, surgiu o Cineclube REPRISE, que nada mais é que uma outra atividade do projeto REPRISE Interferências Culturais.

 

A ideia é levar ao público, gratuitamente, obras cinematográficas que possam promover, além do entretenimento, o levantamento de questões pertinentes ao nosso tempo, com análises reflexivas sobre quem somos e o nosso papel na sociedade. O Cineclube Reprise pretende fazer pelo menos quatro sessões ao longo do ano de 2020.

 

Um grande diferencial do Cineclube REPRISE é o fato dele acontecer, em sua primeira edição, na tradicional Casa da Cultura, um local que tem todos os atributos necessários para a exibição de filmes e outras atividades culturais.

 

REPRISE Interferências Culturais

O REPRISE Interferências Culturais é um projeto independente idealizado por um coletivo de Venda Nova do Imigrante, formado por Carlos Bao (designer gráfico), Iasmyn Santos Ferreira (Tradutora e intérprete de Libras), Leonardo Pichara (professor de Inglês do IFES – VNI), Thiago Braga (estudante de Letras Português e professor de Literatura na Coopeducar) e Letícia Sossai (Massoterapeuta).

 

Como todos os integrantes já se conheciam e já eram parceiros em outras atividades, o projeto surgiu, espontaneamente, da necessidade de se criar um espaço para manifestações artísticas diversas, sempre em pontos diferentes da cidade. As edições anteriores aconteceram em um restaurante, numa choperia e numa sorveteria, sempre com um público maior que o esperado. A última edição reuniu mais de 250 pessoas.

 

Para contemplar esta tríade, o Reprise se embasa em três importantes vertentes artísticas: o cinema, com a projeção de um documentário ou curta sobre temas importantes, e posterior debate; a poesia, através de recitais e troca de livros; e a música, com apresentações de artistas ou atrações locais, geralmente estreantes ou com pouca estrada.Durante todo o evento, o microfone fica aberto para quem quiser apresentar seu talento. E vale tudo: dança, música, teatro, poesia. Além disso, eventualmente, acontecem oficinas de artesanato oferecidas por parceiros locais.

 

Por enquanto, o projeto ainda não conta com recursos ou qualquer investimento, público ou privado. Cada edição só é possível através de parcerias, dos locais que abrigam o projeto, e da boa vontade de quem ama e incentiva a arte e a cultura. Além disso, o projeto faz parte de uma importante iniciativa de Responsabilidade Social que abre espaço para novos talentos, reúne as pessoas e promove o acesso à arte em todas as suas formas.

 

 

Serviço

Cineclube REPRISE

Exibição do filme BACURAU e debate

Data: 21 de março de 2020

Horário: 18h30

Local: Casa da Cultura

Contato para informação: Carlos Bao (27) 99309-3280 / carlosbao@carlosbao.com.br

Instagram/Facebook do projeto: @reprise.vni

 

Com informações do projeto REPRISE Interferências Culturais.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.