FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

31.03.2020


NOTAER e SAMU 192: o voo pela vida não para no Espírito Santo

Nós últimos dias, foram três missões aeromédicas, sendo duas delas em Domingos Martins

 

 

 

 

Mesmo com a pandemia de COVID-19 que a sociedade vem enfrentando e com as medidas de isolamento social adotadas pelo governo, as equipes de serviço do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) da Secretaria da Casa Militar vêm atuando incessantemente em apoio à Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) do estado do Espírito Santo.

 

Para que se tenha uma ideia, apenas de sexta-feira, dia 27 de março, até esta segunda-feira (30) três missões aeromédicas foram realizadas com sucesso.

 

Atropelamento em Pedra Azul

Na sexta (27), um cidadão que não portava documentos de identificação foi atropelado em Pedra Azul, Domingos Martins, às margens da BR-262, sendo abandonado no local com politraumatismo e um quadro de dano neurológico gravíssimo. Populares acionaram o SAMU que, diante do cenário, requisitou o apoio do NOTAER para o resgate aeromédico. O quadro da vítima era tão grave que foi preciso pousar na própria rodovia para agilizar o salvamento e aumentar as chances de sobrevivência do homem atropelado. Ele foi devidamente estabilizado e trazido para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), na capital capixaba.

 

Paciente com AVC em Anchieta

No domingo (29), um idoso de 72 anos com quadro crítico de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico foi trazido de Anchieta, litoral sul do estado, para a capital Vitória. Sua situação era muito delicada e ele não suportaria o deslocamento terrestre de quase 90 quilômetros, que poderia agravar seu quadro de maneira irreversível. Assim sendo, após acionamento, a equipe do NOTAER realizou o transporte aeromédico em apoio ao SAMU, conduzindo o cidadão em segurança e com rapidez, em menos de 25 minutos, para Vitória, com pouso no heliponto da Rodoviária. De lá, o idoso foi transferido para o Hospital Central.

 

Socorro a idoso em Domingos Martins

Já na tarde desta segunda (30), a equipe de resgate do NOTAER foi acionada para apoiar o SAMU em mais um transporte aeromédico - novamente de Domingos Martins, mas desta vez com destino para o município de Cariacica. Outro senhor de 72 anos sofreu um acidente vascular cerebral e necessitava da rápida remoção para a região metropolitana, a fim de receber os cuidados médicos especializados. As equipes seguiram então para a localidade de Campinho, onde a vítima havia recebido os primeiros cuidados no Hospital Maternidade Arthur Gerhardt e, após a estabilização necessária para o transporte aéreo, foi realizada a remoção para o Hospital Meridional, em Cariacica. Após cerca de 15 minutos de voo, o paciente já estava sob os cuidados da equipe médica do hospital de destino.

 

Com informações do Governo do ES.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.