FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Educação

Educação

23.06.2020


Como superar a vontade de usar redes sociais e apps no celular durante os estudos?

Pesquisas revelam que uma pessoa verifica o celular em média 85 vezes ao dia e que isso acaba prejudicando a concentração nas atividades

 

 

 

 

Você é do tipo que quando começa a estudar já vem uma vontade grande de pegar o celular e acessar aplicativos ou a internet? Já tentou várias coisas e mesmo assim não consegue ter o controle disso? Sabia que as pesquisas revelam que uma pessoa verifica o celular em média 85 vezes ao dia e que isso acaba prejudicando a concentração nas atividades do dia a dia?

 

Se isso for um problema também para você, leia este artigo até o final pois apresentarei algumas estratégias essenciais para ajudar a largar o celular, conseguir dedicar aos estudos, desenvolver sua inteligência e passar em provas.

 

Mas antes de passar as estratégias é preciso deixar uma algo bem claro.

 

Por que você deve evitar o uso do celular durante os estudos?

Uma das coisas mais importantes para garantir a memorização dos seus estudos e também seu aprendizado é a sua capacidade de concentração nos estudos, e uma das coisas que mais prejudicam a atenção hoje em dia é o celular.

 

Entenda que o celular em si não é seu inimigo, mas o uso inadequado, exagerado que você faz dele acaba prejudicando seus estudos. Um uso moderado, provavelmente, ajudará usufruir de todos os seus benefícios e ainda garantir um excelente aprendizado durante seus estudos.

 

Separei algumas estratégias para garantir que seu celular não seja mais um vilão durantes os estudos.

 

Decisão e Hábito de evitar o celular durante os estudos

O primeiro passo é entender que todas as estratégias dependem de uma decisão de sua parte de evitar o uso irracional do celular e a formação de um bom hábito.

 

Não espere algo que vai acontecer instantaneamente. É preciso fazer sua parte diariamente para que aos poucos possa evitar o celular e começar a ter mais foco nos seus estudos.

 

Agora que você já entendeu isso vamos começar com o básico, as notificações.

 

As Notificações são seus piores inimigos durante os estudos

O básico para evitar que seu celular não atrapalhe seu foco nos estudos é desativando todas as notificações, e isso inclui até seu aplicativo de mensagens.

 

E antes que você fale...

 

"Mas professor e se alguém falar comigo eu não posso deixar de responder!"

 

Entenda de uma vez por todas, se uma pessoa realmente precisa falar com você ela vai ligar.

 

A medida que deixa de responder as pessoas pelas mensagens elas entendem que só podem falar com você ligando e elas só vão fazer isso se for realmente importante.

 

Além disso, notificações de redes sociais, jogos e aplicativos em geral só servem para desviar sua atenção e fazer usar estes mesmos aplicativos. Portanto, retire tudo.

 

Se fizer isso terá um aumento significativo no seu foco. Lembre-se que depende de uma decisão firme e formação de um hábito sólido. Agora se mesmo assim não conseguir vamos as medidas drásticas.

 

Bloqueie tudo durante seus estudos

Uma forma mais drástica para garantir seu foco durante os estudos é bloqueando tudo. Hoje em dia os celulares já contam de forma nativa com bloqueadores.

 

Os bloqueadores fazem um papel importante que é proteger você de você mesmo, ou seja, da sua vontade incontrolável de usar o celular.

 

E antes comece a ficar desesperado achando que não vai mais conseguir mexer no celular, fique tranquilo, há possibilidade de programar os bloqueadores para funcionar somente durante o seu momento de estudos, assim conseguirá usar normalmente depois.

 

Se não tiver como bloquear seu celular ou mesmo assim essa ação não funcionar para você, existe uma outra medida ainda mais poderosa.

 

Conte com uma pessoa para ajudar durante seus estudos

Uma excelente forma de ajudar nos estudos é deixando seu celular com outra pessoa. Você pode fazer o seguinte, quando começar a estudar deixe seu celular com outra pessoa e peça para ela devolver somente no final do seu tempo de estudos.

 

Essa é uma excelente forma de garantir seu foco durante os estudos e ainda ter a certeza absoluta que não vai mexer no celular.

 

Para que esta estratégia realmente funcione é preciso contar com uma pessoa que seja realmente firme e que não vai devolver seu celular durante o momento de estudo, mesmo que você implore.

 

Conclusão

Você acaba de aprender algumas medidas para evitar o uso do celular durante os estudos, umas menos drásticas, outras mais. Resolvi passar todas essas estratégias, pois sei que em alguns casos somente assim funciona, com medidas mais radicais, sem meio termo de uso do celular.

 

O mais importante é que se você for decidido, formar um hábito sólido, seja qual for a medida adotada para evitar o uso do celular durante os estudos, conseguirá obter melhores resultados e terá uma aprendizagem significativa que ajudará você a conquistar seu objetivo.

 

Agora é hora de colocar em prática e começar a ter mais foco nos estudos.

 

Com informações do site Infoescola.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.