FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

02.07.2020


Clube de leitura de Venda Nova realiza encontros virtuais durante o distanciamento social

Por meio de uma plataforma virtual, os leitores interagem e discutem contos literários, nas tardes de sábado

 

 

 

 

A “Sociedade Epicureia: Clube de Leitura Literária”, de Venda Nova do Imigrante, adaptou-se ao distanciamento social exigido pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e está realizando encontros por meio de plataforma online. As reuniões ocorrem no sábado à tarde, quinzenalmente, mantendo assim o objetivo original da proposta: incentivar o gosto pela leitura literária, agregando mais participantes e entusiastas.

 

O clube de leitura é um projeto de Extensão do Ifes Venda Nova, que vem realizando encontros periódicos presencialmente desde março do ano passado, reunindo participantes antigos e novos para o já tradicional bate-papo sobre literatura. No novo formato, os participantes continuam fazendo leituras prévias, porém ao invés de Romances, o grupo lê e discute contos, textos literários curtos.

 

“A pandemia fez com que nos distanciássemos durante uns meses, até que veio a ideia de tentarmos encontros virtuais, e foi um sucesso! Graças às possibilidades de aproximação que a tecnologia nos oferece, agora estamos voltando a trazer para nossas tardes de sábado aqueles debates animados sobre obras literárias”, explicou o coordenador do projeto, o professor de literatura Rafael Cavalcanti do Carmo.

 

Segundo o coordenador, o clube tem proporcionado troca de experiências e uma alternativa de socialização segura em meio à pandemia. “Cada um na sua casa, estamos novamente nos reunindo em torno desse propósito comum de experimentar quantas coisas importantes a literatura tem a nos dizer sobre as formas como levamos nossas vidas e enxergamos a realidade que nos cerca. Sobretudo nos difíceis tempos que temos vivido, manter perto de nossas rotinas as diferentes formas de expressão artística é mais que um prazer; é uma necessidade”, explicou.

 

Teodora Bragato é participante assídua das reuniões do clube e aprovou o novo formato de atividades. “Sou muito grata por essa oportunidade de realização dos nossos encontros online. Essa modalidade nos permite estar com novos participantes que não moram em Venda Nova. Os contos ajudam aqueles que estão em home office e não têm tempo para ler um livro. Mas, o que considero mais importante é estar pensando em coisas boas, que transformam nossas vidas”, disse a leitora e também contadora de histórias.

 

Por ser online, os encontros possibilitaram a participação de pessoas de municípios mais distantes. É o caso de Eliza Zamagna que mora em Vitória e já participou dos dois encontros realizados. “Uma das atividades mais prazerosas desta pandemia é ter um pouco mais de tempo para a leitura. Agora imagine o que significa, além de ler, poder dialogar com outros amantes da literatura sobre um texto lido por todos? É uma experiência maravilhosa! Tão interessante que tenho a impressão de estar junto com meus queridos e queridas de VNI. Vida longa ao Clube Sociedade Epicureia!”, considerou.

 

A Sociedade Epicureia irá promover encontros virtuais até o fim deste ano. Os participantes receberão certificados. Para mais informações sobre o projeto, basta acessar o perfil do Instagran do Clube de Leitura, clicando aqui; ou entrar em contato pelo telefone (28) 9 9972 –8112.

 

Veja o cronograma dos próximos encontros:

Horários: 15 horas

11/07 – “O crime do professor de matemática” - Clarice Lispector

 

25/07 – “Sem enfeite nenhum” -  Adélia Prado

 

08/08 – “Corações Solitários” – Rubem Fonseca

 

*As reuniões ocorrem através do Google Meet. O link é disponibilizado do dia do encontro, a partir das 14 horas.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.