FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

28.09.2020


De forma simbólica, comunidade de São Roque celebra colheita do café

No retorno das missas, a comunidade celebrou com a presença das princesas e rainha do café eleitas em 2019

 

 

Redação FMZ

jornalismofmz@gmail.com

 

 

Devido às restrições da pandemia do novo coronavírus, a tradicional Festa do Café de São Roque, interior de Venda Nova do Imigrante, não pode ser realizada. Mas para não passar em branco, nesse domingo (27) os moradores celebraram a colheita do grão, no retorno das missas à comunidade. A celebração eucarística foi realizada no ginásio local, seguindo o distanciamento social.

 

As princesas e a rainha do café eleitas na festa do ano passado participaram na celebração religiosa, vestidas com seus trajes típicos, ajudando na Liturgia da Palavra. Na programação tradicional do evento, as atrações começavam na sexta e seguiam até domingo quando era realizada uma missa ou celebração de ação de graças pela colheita do café. Neste ano, o gesto foi ocorreu de forma simbólica, na primeira missa realizada na comunidade após o início da pandemia.

 

De acordo com Joziane Fiorese, coordenadora do desfile da rainha do café e integrante da equipe de organização do evento, após a missa, as três meninas foram até um local de secagem do grão e tiraram fotos. “Depois da missa, tiramos umas fotos delas para que elas pudessem curtir um pouco o traje e tudo mais, já que não tiveram a oportunidade este ano”.

 

Esse momento simbólico ocorreu em setembro, quando estava prevista a programação da Festa do Café 2020, que passou a ser realizada no segundo domingo deste mês. Até 2018, os festejos ocorriam em junho.

 



Fotos: Joziane Fiorese.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.