FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Comunidade Italiana

Comunidade Italiana

15.03.2012


Vendanovense é 1ª colocada em seleção para programa de cooperação Brasil x Itália

Ivana Scabelo e outros nove brasileiros descendentes de italianos vão trocar experiências de voluntariado na área social em maio, em Roma

 

 

 

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

A coordenadora regional Sul do Centro de Integração Empresa-Escola- CIEE e presidente da Associação de Trevisanos de Venda Nova, Ivana Casagrande Scabelo, foi aprovada em primeiro lugar em uma seleção de dez jovens para o programa “RomaRio- Redes juvenis para novas formas de colaboração”. O intercâmbio procura favorecer a coordenação entre as realidades de cooperação italiana, as comunidades de italianos no Brasil e as associações brasileiras que tiveram laços de solidariedade com a Itália. A seleção priorizou jovens empenhados na área da promoção social e dos direitos individuais.

 

Ivana vai viajar em maio para Roma, onde ficará por 21 dias. Outros dez jovens italianos já vieram para o Brasil para a mesma experiência com foco na nossa realidade. O projeto pretende reforçar a qualidade das experiências de troca entre Itália e Brasil, visto que as trocas atuais são mais ativas no âmbito cultural e de transferência tecnológica, enquanto que no âmbito da ação social ainda são pouco qualificadas.

 

"Quero aproveitar a experiência para promover projetos na área social em Venda Nova, usando minha experiência à frente do CIEE", afirma Ivana.

 

Entre as ações que o projeto pretende reforçar, destacam-se o Serviço Civil Nacional Italiano (Lei n°64 de 6 de março de 2001) no qual o CESC Project - instituição italiana com sede em Roma, com sedes e projetos ativos no Brasil e na Itália; o Serviço Voluntário Europeu (SVE), a cooperação juvenil através das agências internacionais da ONU, as possibilidades de efetuar estágios nas instituições incluídas nas recíprocas redes na Itália e no Brasil, para concluir, as oportunidades de inserção no mundo do trabalho nos países de origem e/ou no exterior nos diversos serviços sociais ativos na área de promoção e educação de menores, educação de adultos, assistência às pessoas com deficiência e outras grupos vulneráveis existentes nas redes dos parceiros envolvidos no projeto.

 

Jovens trentinos se reúnem nesta sexta-feira (16)

 

O Circolo Trentino de Venda Nova do Imigrante reunirá nesta sexta-feira (16), às 19h, no auditório da Amena- Casa da Cultura, jovens descendentes de italianos da Região do Trentino. Um dos assuntos em pauta são os Jogos Trentinos Brasileiros, em agosto, em Nova Trento, Santa Catarina, que vai contar com a participação do município. Para mais informações, o telefone é (28) 9944-8720 ou (28) 9986-8889.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.