FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Comunidade Italiana

Comunidade Italiana

20.03.2012


Jovens trentinos de Venda Nova se organizam para gincana nacional

O "Giovani Trentini di Venda Nova" se mobiliza para ter, pela primeira vez, representantes nos Jogos Nacionais de agosto

 

 

 

Na última sexta-feira (16), o Circolo Trentino de Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do Espírito Santo, reuniu pela primeira vez a juventude trentina. O evento, realizado no auditório da Amena- Casa da Cultura, contou com a presença de 20 jovens de famílias de imigrantes trentinos, do presidente do Circolo local, Miguel Zandonade Feitoza, e do ex-presidente e atual titular do Conselho Fiscal, Marco Antônio Grillo.

 

Na ocasião, o grupo se informou sobre as oportunidades de estudos e intercâmbio na região do Trentino Alto-Adige (Itália), da necessidade de resgate das tradições entre os jovens descendentes e dos Jogos Trentinos Nacionais 2012, a serem realizados dias 4 e 5 de agosto, em Nova Trento (SC).

O “Giovani Trentini di Venda Nova” se mobiliza para ter, pela primeira vez, representantes na gincana cultural. “Hoje foi só o primeiro passo para fortalecer uma identificação dos jovens com o Circolo Trentino. O grupo está interessado e quer manter contato com outros das regiões Norte e Sul”, afirma Leandro Fidelis, coordenador do “Giovani Trentini di Venda Nova”.

Grillo destacou a importância do Circolo Trentino na promoção cultural e nas ações sociais no município, a exemplo do curso de italiano promovido pela Associação Festa da Polenta- Afepol. “Fico feliz de ver o interesse dos jovens por esta reunião. O grupo às vezes perde oportunidades por falta de conhecimento.”

 

O presidente da entidade, Miguel Feitoza, se diz aberto a iniciativas que remontem à cultura trentina, seja por meio de eventos ou parcerias na comunidade. “Há muito que se fazer, mas é preciso interesse. Muito podemos fazer com a contribuição de cada um do grupo”, disse.

Cadastramento

 

Durante a reunião, foi feito um cadastramento dos participantes, que já integram um grupo no Facebook. De acordo com Fidelis, esse é um dos meios mais eficazes de mobilização e recrutamento dos jovens na região de Venda Nova, Castelo, Conceição do Castelo, Vargem Alta e Pedra Azul, onde vivem muitas famílias trentinas.

 

Agora, o grupo pretende realizar uma próxima reunião, com a participação do Circolo Trentino de Vitória. A ideia é abordar aspectos da cultura trentina e estimular os jovens à prática de tradições, como os jogos de baralho trentino, uma das modalidades dos Jogos de agosto.

 

Hugo Klippel Lavarize, 18 anos, se diz craque em “scopa” e quer preparar os colegas para a gincana.

 

* Leia também: Curta sobre esportes nas montanhas disputa concurso de cinema italiano

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.