FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Comunidade Italiana

Comunidade Italiana

28.06.2013


Missa das Dez em documentário gravado no Brasil e na Itália

Equipe que produz o documentário "Brasil Talian" estará neste domingo (30), em Venda Nova do Imigrante

 

 

 

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

A Missa das Dez, tradicional manifestação da cultura local que acontece domingo de manhã no lajão da Igreja Matriz de Venda Nova após a celebração, terá imagens gravadas para um documentário produzido na Itália e no Brasil. Trata-se do filme “Brasil Talian”, que tem como referência conceitual o inventário sobre a língua “talian”, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Iphan, realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul (RS). As filmagens ocorrerão neste domingo (30).

 

O “talian” é o nome dado ao dialeto falado pelos imigrantes em colônias do Sul e do Sudeste do Brasil. Em 2011, Venda Nova e outras cidades capixabas colonizadas por italianos estiveram envolvidas nesse processo inédito e inaugural de reconhecimento de uma língua de imigração como patrimônio cultural imaterial do país.

 

Neste sábado (29), as filmagens serão feitas durante a “Carretella del Vin”, na Festa do Imigrante Italiano, em Santa Teresa.

 

Fernando Roveda, produtor executivo do filme, entrou em contato com a Associação Festa da Polenta- Afepol para marcar a gravação em Venda Nova. O objetivo é registrar a cantoria, o jogo de mora e a gastronomia típica durante a Missa das Dez. “Já gravamos na Itália no ano passado e estamos finalizando as gravações no Brasil”, disse Roveda.

 

O filme-documentário “Brasil Talian” propõe ampliar e interpretar o registro do “talian”, dando-lhe abordagem e tratamento cinematográfico. A proposta é documentar em imagem e som, dentro de conceituação e roteiro específicos, os processos da história, da memória e da construção da linguagem originária da imigração italiana para o Brasil.

 

Produção

Em novembro de 2012 foram realizadas as gravações nas regiões do Vêneto, Lombardia e Trento, no Norte da Itália, locais de onde partiram a maioria dos imigrantes para o Rio Grande do Sul e Espírito Santo, no final do século XIX.

 

O filme será finalizado ao longo do ano de 2013 nas regiões do Brasil em que o “talian” se manifesta, partindo do Rio Grande do Sul, contemplando cidades como: Caxias do Sul, Antônio Prado, Nova Pádua, Flores da Cunha, Veranópolis, Nova Prata, Silveira Martins e Ilópolis até regiões particulares do Espírito Santo.

 

O projeto “Brasil Talian” está em fase de conclusão da captação dos recursos financeiros pela Lei Rouanet de Incentiva à Cultura (artigo 18), do Ministério da Cultura, via imposto de renda, com a participação de empresas como: Banrisul, Nordeste Alimentos e Universum do Brasil.

 

Segundo o produtor executivo Fernando Roveda, a previsão de lançamento do documentário no Brasil é para agosto deste ano e na Itália, para maio de 2014.

 

 

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© 2017 Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.