FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cultura

Cultura

08.09.2021


Circolo Trentino elege nova diretoria em Venda Nova

 

 

 

 

O “Circolo Trentino di Venda Nova” elegeu, no último dia 31 de agosto, nova diretoria para o biênio 2021/2022. Foram eleitos: Leandro Faria de Castro Fidelis (presidente) e Cristina Brunelli Zardo Feitoza (vice). A associação completou 30 anos de atividades no mês de agosto.


Na ocasião, também foi renovado o Conselho Fiscal, tendo como titulares: Roberto Zandonade Feitoza; Bruna Zandonade Feitoza e Eugênia Dark Recla e suplentes, Miguel Zandonade Feitoza, Diego Antônio Leão e Cristine Trabach Boone.

 

É a primeira vez que Fidelis, à frente da coordenação dos eventos do CT nos últimos dez anos, se candidata a um cargo na diretoria da associação. “Participei dos bastidores e acho que chegou o momento de colocar meu nome à disposição da entidade que sempre valorizei. Espero continuar contando com o apoio dos voluntários para colocar novos projetos em prática”, declarou.


Dentre os projetos, Fidelis cita a participação no desfile das famílias da Festa da Polenta e o Jantar Trentino, que não foram realizados nos últimos dois anos em função da pandemia. Segundo o presidente, a ideia do grupo em 2021 era realizar uma festa em comemoração dos 30 anos do Circolo, também inviabilizada por conta das restrições da Covid-19.

 

O Circolo Trentino


O Circolo Trentino (CT) é uma entidade autônoma e voluntária que tem por objetivo principal estreitar os laços entre os descendentes trentinos de Venda Nova do Imigrante e região, por meio de iniciativas socioculturais, mantendo vínculos permanentes com a Província Autônoma de Trento, no Norte da Itália.


Câmara
A data comemorativa ao 30 anos da associação não passou em branco. Na sessão da Câmara Municipal de Venda Nova de 17 de agosto, Leandro Fidelis usou a tribuna livre para marcar as três décadas do Circolo Trentino. O jornalista foi o porta-voz da entidade, até então presidida por Bruna Zandonade Feitoza, também presente na sessão.


Fidelis mencionou diversas ações que beneficiaram diretamente o município desde a fundação do CT, em agosto de 1991, como a doação do material didático para o curso de língua italiana promovido pela Afepol; a criação da biblioteca de língua italiana, nas dependências da Amena-Casa da Cultura; o fornecimento de vídeos e outros materiais multimídia, entre eles o filme “La Montagna Danza”, que serviu de suporte para a criação do “Gruppo di Ballo Granello Giallo”, a formação, em 2008, do grupo de dança infantil “Piccoli Alpini”, hoje desativado, e a viabilização da vinda da Agência Consular Italiana em funcionamento na Casa da Cultura, com a realização de processos de cidadania italiana até 2010.


Em 2016, o Circolo Trentino captou 1.500 euros para o Projeto “Campeões do Futuro”, após ser contemplado em um edital financiado pela Associazione Trentini nel Mondo. Os recursos foram investidos, inicialmente, em 52 uniformes com a logomarca da associação e no pagamento da taxa de inscrição de 39 jovens atletas na 15ª Corrida Garotada, corrida de rua realizada em Vila Velha.


Outras contribuições locais foram o apoio ao “Granello Giallo” em uma viagem para Pinhalzinho (SC), para participar do 1º Encontro de Grupos Folclóricos Vênetos e, mais recentemente, à live beneficente do Projeto Amici, em 2020, e à instalação de duas placas da usina fotovoltaica para geração de energia para o Hospital Padre Máximo, no projeto “Parceiros Luz”.


“Os Circolos Trentinos são uma rede estabelecida de pessoas que passam seu tempo servindo à comunidade”, afirmou Leandro Fidelis. “A rede criada pela Associação Trentini nel Mondo é uma das mais organizadas entre associações de descendentes de italianos no mundo”.

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web