FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Agronegócio

Agronegócio

30.11.2021


RuralturES: Feira surpreende e edição 2022 está garantida

Após sucesso da Feira de Turismo Rural que terminou domingo (28), em Venda Nova do Imigrante (ES), organizadores anunciam 2ª edição no próximo

 

 

 

 

A RuralturES 2021 (Feira Estadual de Turismo Rural), que começou na última quinta-feira (25) e terminou no domingo (28), surpreendeu o público que compareceu ao Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). A estrutura nos padrões das feiras nacionais do setor, as centenas de atrativos e a conexão com o ambiente rural e suas experiências agitaram a “Capital Nacional do Agroturismo” e, por isso, o evento vai ganhar uma segunda edição em 2022.

 

Com o tema “Turismo de Experiências”, a Feira é uma realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), serviços nacionais de aprendizagem Rural (Senar-ES) e Comercial (Senac-ES) e patrocínio do Sicoob.

 

Durante os quatro dias de programação, stands divulgaram os nove municípios das Montanhas Capixabas e 12 cervejarias artesanais (com apoio do Sebrae/ES) e proprietários e produtores de cafés, no “Espaço CafÉS” (Sebrae/ES e Senar/ES), lançaram 21 novos produtos de experiência na região. O cumprimento aos protocolos sanitários norteou todo o planejamento do evento, tanto nos atrativos quanto na distribuição espacial, para garantir a segurança dos participantes.

 

Além disso, RuralturES contou com propriedade sustentável modelo (Incaper), auditório “Prosa de Negócios” (Sebrae/ES), onde empreendedores puderam apresentar seu produto/serviço em cinco minutos, stand  do Senac/ES com workshops relâmpago, feira com 65 expositores de 16 municípios capixabas, mini fazendinha, mais de 20 aulas show na “Cozinha Show”, ciclismo virtual, “Rancho do Tropeiro”, passeios de mula, apresentações musicais e de danças folclóricas, palestra, Tombo da Polenta e produção ao vivo de açúcar mascavo e pé de moleque.

 

A RuralturES é fruto da Ruraltur, evento nacional que teve sua última edição, em 2019, em Venda Nova do Imigrante, após anos sendo realizada no Nordeste do Brasil. O intercâmbio acabou despertando o interesse dos Sebrae de Minas Gerais e São Paulo e representantes de circuitos turísticos e de fóruns de turismo da Paraíba em estar presentes na feira do Espírito Santo. Além de stands, os gestores dos Estados convidados também participaram de famturs nos principais destinos de agroturismo das Montanhas Capixabas.

 

O presidente do Convention, Leandro Carnielli, destacou que a RuralturES é um projeto construído a várias mãos, desde o conceito até a montagem do evento em si. “A RuralturES faz com que os empreendedores se sintam parte de um processo e dá sustentabilidade aos seus projetos com motivação. Acompanhei todas as edições nacionais, mas esta pra mim foi imbatível, acima das expectativas, porque juntou todo mundo para fazer. Foi oportunidade de desenvolver o segmento do turismo rural e tornar as Montanhas Capixabas ainda mais conhecidas”, disse.

 

O Convention- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma entidade com sede no município de Domingos Martins, sem fins lucrativos, criada para promover desenvolvimento sustentável no turismo da região de montanhas do Espírito Santo. Atualmente, o trade regional é representado por 380 empreendimentos em nove municípios.

Fundado em 2006, a partir de uma aliança da iniciativa privada com o poder público, o Montanhas Capixabas teve o apoio de grandes parceiros como o Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Federação Brasileira de Conventions & Bureau, Governo do Estado do Espírito Santo e Sebrae-ES.

Nossa missão é desenvolver o turismo sustentável, adotando ações que promovam seu arranjo turístico em nível estadual, nacional e internacional, que gerem oportunidades de negócios para seus mantenedores e associados e fomentem o desenvolvimento de toda a região.

A atual diretoria conta com Leandro Carnielli (diretor-presidente) e Valdeir Nunes (presidente do Conselho Curador).

 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Ruraltures.

FOTOS: GABRIEL LORDÊLLO/MOSAICO IMAGEM

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web