FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Agronegócio

Agronegócio

13.12.2021


Produtora de Venda Nova do Imigrante é destaque em concurso nacional de qualidade de café

 

 

 

A qualidade dos cafés de Venda Nova do Imigrante segue sendo reconhecida nacionalmente. No última semana, Lucineia Uliana Cesconeto, do Sítio Pica-Pau na comunidade do Caxixe em Venda Nova do Imigrante, garantiu o terceiro lugar na categoria “Melhor Lote Via Úmida”, em sua primeira participação no Concurso Nacional Florada Premiada, organizada pela 3 Corações.

 

O Projeto Florada surge com o objetivo de unir e empoderar mulheres, e trazer melhores práticas na produção de cafés especiais, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo. Voltado exclusivamente para mulheres produtoras de café, a quarta edição do Concurso recebeu 1005 inscrições de diversas regiões produtoras de café 100% arábica de todo o Brasil. Lucinéia garantiu o lugar do Estado do Espírito Santo no pódio e o primeiro lugar referente aos inscritos das Montanhas Capixabas.

 

O lote enviado faz parte da primeira colheita e foi processado através do processo de via úmida (cereja descascada). O processo é realizado de maneira convencional, sem adição de qualquer produto que possa alterar ou modificar as características próprias do café, ou seja, sem aditivos artificiais que possam alterar a fermentação e a característica do café.

 

Lucinéia afirma que a classificação é resultado de muita dedicação e cuidado. “Me dediquei a este lote. A gente colheu o café madurinho do pé, descascamos, fizemos uma boa secagem e depois tirei, a mão, todas as imperfeições que sobraram no meio. Catei a mão as 3 sacas de café, com muito cuidado.”

 

A amostra enviada passou por prova antes de ficar entre os 20 finalistas. Após enviar mais uma amostra, a classificação foi anunciada na cerimônia transmitida pelo youtube. “Nós assistimos o anúncio dos finalistas de casa. Fiquei muito feliz quando fui anunciada, no primeiro ano que a gente colheu e participou, já ficamos em terceiro! Foram mais de mil inscrições, isso é muito café, do Brasil inteiro! Isso me motiva a melhorar para o ano que vem!”

 

 Do plantio de tomate à produção de café

A propriedade de Lucinéia e Mario Zardo (Café do Mario), era dedicada ao plantio de tomate, assim como diversas regiões da comunidade do Caxixe. A iniciativa da mudança para a produção de café surgiu de Lucinéia, que logo depois do casamento, decidiu plantar 10 variedades de pés de café em volta de casa, para observar a adaptação na região.

 

Com o passar do tempo, observou que quatro variedades mais bem se adaptaram: Catuaí 81, Cauaí 785, Burbon Amarelo, Mundo Novo. Fez curso de barista para melhor entender sobre café e partiu para o plantio. Essa é a primeira colheita e já é premiada

 

 

Com informações da Prefeitura de Venda Nova.

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web