FMZ A RÁDIO DA FAMÍLIA

Home Notícias Cidades

Cidades

16.05.2022


Espírito Santo deverá ter frio intenso nesta semana devido à massa de ar de origem polar

 

 

 

 

O frio intenso previsto para esta semana em grande parte do Brasil está associado à passagem de uma massa de ar de origem polar, que se desloca pelo País após a passagem de uma frente fria, de acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

 

Tendências iniciais apontam que essa massa de ar polar deve avançar sobre o Espírito Santo entre terça-feira (17) e quarta-feira (18), o que pode resultar na queda acentuada das temperaturas e também na mudança da direção predominante dos ventos, que vão passar a soprar de sul/sudeste.

 

“O mês de maio é o segundo mês de transição entre o Verão, quente e úmido, e o Inverno, frio e seco, que é quando a frequência de incursões de massas de ar de origem polar no território brasileiro aumenta e algumas dessas massas podem alcançar o Espírito Santo. Com as proximidades do Inverno, que oficialmente tem início no dia 21 de junho, as ocorrências de ar frio vão passar a ser mais comuns”, explicou o meteorologista.

 

Região Serrana com temperaturas em torno dos 5°C

A partir desta quarta-feira (18), previsões iniciais apontam uma tendência de temperaturas mínimas na região serrana, que podem ficar entre 5°C e 7°C. Já as máximas na região ficam entre 25°C e 27°C. Com base nessa previsão, indicadores apontam para um risco de geada fraca na região serrana, no amanhecer da próxima quinta-feira (19).

 

Nas demais regiões do Espírito Santo, na quarta-feira (18), as mínimas variam entre 12°C e 16,0 °C, enquanto que as temperaturas máximas podem oscilar entre 19°C e 23°C. Em Vitória, as temperaturas devem oscilar entre 15°C e 26°C.

 

“Para esta semana, podemos esperar temperaturas mínimas mais baixas em função da incursão do ar polar. Na quinta-feira (19), é prevista uma queda acentuada das temperaturas mínimas, em função da forte perda de calor noturno, após a diminuição da nebulosidade, que se forma na ocasião da passagem da frente fria”, destacou o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos.

 

Com informações do Incaper.

 

 

 

Comentários Facebook


 

 


Facebook


Twitter


Clima

(28) 3546-3068

radiofmz@radiofmz.com.br

 

Av. Ângelo Altoé, 886 - Ed. Esmig - Sala 01 - Centro - CEP - 29375-000 - Venda Nova do Imigrante (ES)


© Rádio FMZ. Todos os direitos reservados.

Produção - Cadetudo Soluções Web